Saturday, February 25, 2012

Business Model Generation a evolução do Modelo de Negócios

Peguei um livro do João Fanara chamado "Business Model Generation" e é muito interessante a inovação nos modelos e planos de negócio, usando uma ferramenta/processo chamado Business Model Canvas.


Atualmente muitas empresas ditas Startups ou Lean Startups estão usando esses modelos mais simples para entendimento e apresentação de negócios.

Business Model Canvas

Ao mesmo tempo, encontrei na InfoQ um artigo interessante falando sobre esse mesmo assunto, que vale muito a pena conferir: Introdução ao Business Model Canvas.

Também encontrei uma forma de fazer usando o Google Docs, vejam: http://www.scrumology.net/2011/06/07/how-to-create-a-business-model-canvas-in-google-docs/


O que achei mais interessante nisso tudo é a capacidade de colocar uma idéia na prática o mais rápido possível, com o objetivo de validar um modelo de negócios, diferentemente da forma tradicional de fazer isso que é escrevendo um longo, complexo e detalhado plano de negócios

Acredito nisso pois como já comentei anteriormente, na minha experiência vi que a chance de sucesso é diretamente proporcional a sua capacidade e velocidade em colocar uma idéia na prática, testar, errar, melhorar e tentar novamente.

Um abraço e até a próxima!

No comments:

Post a Comment